A empresa foi ao fundo do poço e conseguiu dar a volta por cima após dois pedidos de falência
O mercado está cada vez mais aquecido, exigente e com uma concorrência que vem ficando cada vez mais forte e obrigando as empresas serem ainda melhores. Dessa forma, nem todas as marcas conseguem manter-se firmes, nem mesmo as gigantes.
Uma dessas, por exemplo, trata-se de uma queridinha do grande público que foi ao fundo do poço e conseguiu ressurgir das cincas. Estamos falando da Polaroid, empresa conhecida no ramo de fotografia que ficou muito famosa por uma de suas câmeras, a ‘Câmera Polaroid’.
A gigante do mercado foi fundada em 1937, iniciando com a venda de óculos de sol polarizados. Mais tarde, em 1948, criou a câmara instantânea, que rapidamente caiu no gosto do público. Tudo parecia bem, mas, o grande erro da Polaroid foi assumir a premissa errada, de que os consumidores sempre iriam querer cópias físicas de suas fotos.
Inclusive, essa ideia era um consenso dentro da empresa a ponto de ninguém questioná-la. Contudo, a popularidade das câmeras digitais no fim dos anos 90, fez a Polaroid perder espaço no mercado e lidar com sérias crises financeiras.
Sem suportar a concorrência das câmaras digitais, a Polaroid deixou de fabricar as câmaras instantâneas em 2007. Ocorria ali o primeiro pedido de falência da marca gigante. No ano seguinte, a empresa pediu, pela segunda vez, proteção judicial.
Na época, duas empresas privadas tomaram controlo da marca. Com a nova gestão, a companhia foi licenciada para outros produtos, como tablets e TVs, e até voltou a lançar câmaras instantâneas, porém, sem a força que a tornou conhecida mundialmente.

O RETORNO
Mas, o que ninguém imaginava é que uma virada de chave poderia fazer as coisas mudarem completamente. Em uma época de revivalismos, a Polaroid voltou a despertar o interesse do público nos últimos anos.
Nos dias de hoje, pessoas de todas as idades parecem estar redescobrindo a magia do ‘quadrado instantâneo’. Apesar da forte concorrência da fotografia digital, a rainha das câmeras fotográficas instantâneas está de volta e atrai cada vez mais profissionais e amadores.

Qual o preço de uma câmera Polaroid?
Os preços das câmeras fotográficas digitais variam entre os 100 os 600 euros, conforme o revendedor e a promoção do momento.
2 pedidos de falência: A empresa gigante e que você conhece, que foi ao fundo do poço e ressurgiu das cinzas .