Medida do Banco Central promete afetar o bolso de muitos brasileiros
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu na última quarta feira (03) para defender a e permanência da taxa básica de juros da economia estável em 13,75% ao ano.
Vale mencionar que. segundo a projeção de analistas do mercado financeiro, esse é o maior patamar dos juros desde novembro de 2016, ou seja, em seis anos e meio.
A decisão do Banco Central foi anunciada por volta das 18h30 daquele mesmo dia.
Debates intensos
A expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro, consultados pelo Banco Central na semana passada, era que a taxa recuasse somente em meados do mês de setembro.
A reunião do Copom desta semana foi realizada em meio a um intenso debate sobre o nível da taxa básica de juros da economia. Lembrando que os juros brasileiros são a maior taxa real do mundo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2023/c/4/ekIyNXS22lpCT2F7ywBw/lula-ccbb-mcamgo-abr-101120221818-22.jpeg)
Na semana passada, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, debateram o tema no Senado Federal.
O chefe do Banco Central também participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na última semana.
Vale mencionar que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuou disparando fortes críticas ao patamar da taxa básica da economia, por conta do impacto no nível de atividade e de emprego.
Apesar dos fortes debates efetuados nessa importante reunião, tudo indica que o temido aumento de juros não irá recuar e, caso a situação não desenrole positivamente para a diminuição das taxas, o nosso bolso, com toda certeza, será prejudicado.

Quais as consequências dos juros altos?
De acordo com alguns especialistas, os juros elevados desencadeiam uma série de consequências que acabam atingindo drasticamente o cenário econômico dentre eles temos:
- Aumento das taxas bancárias
- Redução do consumo da população e nos investimentos produtivos, impactando negativamente o Produto Interno Bruto (PIB)
- Despesa adicional com juros da dívida pública: Juros altos pressionam a dívida pública que, se muito elevada, pode interferir nos investimentos.
- Aplicações em renda fixa, como no Tesouro Direto e em debêntures, passam a render mais: em 2022, as vendas de títulos públicos por meio do Tesouro Direto bateu novo recorde.
The post Alerta GERAL: Comunicado importante do Banco Central é divulgado e poderá afetar o bolso dos brasileiros appeared first on TV Foco.
Agora – TV Foco

