Pagar compras com a aproximação do cartão pode ser perigoso e alguns cuidados são extremamente necessários para prevenir de prejuízos
Antes mesmo do “PIX”, uma outra modalidade prática de pagamento já tinha popularizado entre os brasileiros, estamos falando da famosa “compra de cartão por aproximação”.
Nessa modalidade, o cliente não precisa nem menos digitar a senha, basta aproximar o cartão na maquininha e pronto, a compra é efetuada.
Inclusive segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o uso de cartão por aproximação cresceu 384%. Sendo que, uma a cada quatro compras presenciais feitas com crédito ou débito é feito por meio dessa aproximação.
Porém, por mais prático que esse serviço seja, é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO alguns cuidados para que você não caia em golpes e fique no prejuízo.
![Pagar compras com o cartão de débito ou crédito por meio de aproximação exigem certos cuidados (Foto Reprodução/Internet)](https://centrodevitoria.com.br/wp-content/uploads/sites/13/2022/05/40022c87-i2647-1.jpeg)
Todo cuidado é pouco …
Segundo o portal Catraca Livre, o advogado Bruno Prado Guedes de Azevedo, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, do escritório Maia Sociedade de Advogados, afirma que essa “facilidade” tem atraído golpistas.
Isso porque, sem a necessidade de senha, com uma simples aproximação de maquininha, a compra é feita. O golpe acontece quando o consumidor em momento de distração, não percebe a presença do golpista, que ao se aproximar da vítima com a maquininha, efetua transações sem que o mesmo perceba.
Mas calma, existem medidas que você pode tomar para evitar cair nesse golpe. A primeira e mais simples, é você simplesmente desativar essa opção de pagamento por meio do app do banco, caso não tenha o app, você pode solicitar por meio das centrais de atendimento.
![Bruno Prado Guedes de Azevedo, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, do escritório Maia Sociedade de Advogados (Foto Reprodução/Internet)](https://stcotvfoco.com.br/2023/06/Capturar-7.png)
Por meio do app é mais prático, uma vez que você consegue ativar e desativar sempre que achar necessário. Agora, caso você precise dessa função o tempo todo, você pode criar barreiras que dificultam a ação desses bandidos.
Uma delas é limitar junto ao banco a quantia que pode ser paga sem a necessidade de digitação de senha. Isso reduz o prejuízo daqueles que forem pegos no golpe.
Outra alternativa, é você criar barreiras quanto a própria proteção do cartão, guardando-o sempre à vista ou em locais que dificultem a tática, fazendo com que a transação fraudulenta seja impedida.
Uma das maneiras de evitar isso, é deixar o cartão no bolso traseiro da calça, envolver o cartão em uma capa de proteção, em suma, elas prometem criar uma barreira que bloqueia o sinal dos cartões.
![Existem algumas capinhas próprias para proteger o cartão desse tipo de golpe (Foto Reprodução/Internet)](https://stcotvfoco.com.br/2023/06/Capturar-8.png)
Cai no golpe do cartão, e agora?
Agora, caso você tenha sido vítima desse golpe, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato de imediato com o banco e registrar a reclamação, abrir uma contestação sobre a transação, e,na sequência, registrar o fato por meio de um boletim de ocorrência.
Segundo o advogado, dependendo da atuação e da resposta do banco quanto ao golpe sofrido, é possível ainda levar a discussão na justiça e solicitar uma reparação pelo prejuízo sofrido quando for possível os responsabilizar pela falha de segurança.
Em alguns casos, a instituição financeira tem sido condenada a restituir o prejuízo de seus consumidores, vítimas da fraude. Por esta razão, a consulta a um advogado É SEMPRE RECOMENDADA!
![Caso você tenha caído no golpe é necessário entrar imediatamente em contato com a sua instituição financeira (Foto Reprodução/Internet)](https://www.cora.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/02/golpe-do-cartao-de-credito-por-aproximacao.jpg)
ALERTA: Se você paga por aproximação com seu CARTÃO, precisa se PREVENIR agora de perder muito dinheiro .