Bancos decidem encerrar importante serviço
Não é novidade para ninguém que os pagamentos diretamente de agências bancárias estão cada vez mais escassos. Isso porque novas ferramentas estão surgindo a todo momento no mercado. Dessa vez, por exemplo, uma novidade a respeito dos bancos vem dando o que falar.
Isso poque eles surpreenderam ao anunciar o fim de um grande serviço. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos associados à entidade deixarão de oferecer transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) até o dia 29 de fevereiro de 2024.
Aliás, prazo é o mesmo para o fim da Transferência Especial de Crédito (TEC), operações feitas por empresas para pagar benefícios a funcionários. Qualquer transação via DOC ou TEC tem limite de R$ 4.999,99. Vale lembrar que a nova decisão afeta pessoas físicas e jurídicas.
A diferença entre as duas modalidades é que o DOC é efetivado no dia seguinte após o recebimento da ordem pela instituição, enquanto a TEC é concluída até o final do dia em que a ordem foi enviada. Além disso, não há previsão de encerramento ou alterações na Transferência Eletrônica Direta (TED).

Por que o DOC vem perdendo espaço?
Vale lembrar que o DOC vinha perdendo espaço para outros meios de pagamento, especialmente após o surgimento do PIX. Segundo a Febraban, o encerramento da modalidade está ligada ao custo/benefício para os consumidores.
“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo”, detalha Isaac Sidney, presidente da federação.
Somente em 2022, o PIX somou cerca de 24 bilhões de operações, enquanto os cartões de crédito foram usados em 18,2 bilhões de transações. Os cartões de débito ficaram em terceiro lugar com 15,6 bilhões de operações, seguidos dos boletos, com 4 bilhões de operações.

The post Confirmação de fim de uma era: Bancos tiram para sempre do ar grande serviço que marcou clientes appeared first on TV Foco.
Agora – TV Foco