Na segunda-feira (29/7), às 8h (de Brasília), o Time Brasil de vôlei masculino vai estrear em Paris diante do Quênia. Em caso de vitória, já é certo que José Roberto Guimarães vai seguir uma de suas superstições: usar a mesma roupa nos próximos comprometimentos.
“Eu começo com uma roupa. Se nosso time ganha, só vou lavando e usando a mesma. Não troco.”, afirmou o treinador brasileiro em vídeo que foi publicado através do Time Brasil.
Além de tudo, Zé Roberto também revelou que impede ficar hospedado em apartamentos que ficam no quarto caminhar ou que a soma resulte no número quatro. De acordo com o treinador, o número tem significado de morte em alguns países.
“Gosto de jogar sempre com a mesma cor. Se ganho, mantenho. Não gosto de ficar em apartamento no andar quatro. No Japão e em alguns outros países, o quatro tem o mesmo significado que morte. Então eles não têm o quarto andar ou o décimo terceiro, por exemplo. Eu prefiro evitar. Se vamos para algum hotel, eu recebo a chave e já vejo o número. Se a soma der quatro, eu troco. Passar embaixo de escada também nem pensar.”, completou.
Zé Roberto, que está à frente do Time Brasil desde 2003, vai para a sua nona Olimpíada. São seis no comando da seleção feminina, duas com a seleção masculina e uma como jogador.
Ao todo, o treinador soma três medalhas de ouro, sendo uma com a seleção masculina em 1992, nos jogos de Barcelona, e duas seguidas com a seleção feminina conquistadas nos jogos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012. Além dos ouros, conquistou a prata em Tóquio.
Agenda do Time Brasil na primeira fase
9 de julho (segunda-feira): Brasil x Quênia – 8h
1º de agosto (quinta-feira): Brasil x Japão – 8h
4 de agosto (domingo): Brasil x Polônia – 16h
Dê uma olhada os grupos do vôlei feminino em Paris
Grupo A: França, Estados Unidos, China e Sérvia
Grupo B: Brasil, Polônia, Japão e Quênia
Grupo C: Itália, Turquia, Holanda e República Dominicana
Fonte: Metropoles

