A Prefeitura Municipal de Sumaré reforça o enfrentamento à violência doméstica com ações integradas entre a Polícia Municipal e a Secretaria da Mulher e Família. Em somente um dia, duas ocorrências graves mobilizaram equipes de segurança e assistência social, evidenciando a necessidade da atuação conjunta no acolhimento e proteção das vítimas.
Agressão mesmo com medida protetiva
Na última terça-feira (9), uma mulher foi agredida através do marido no bairro Jardim Vitória, mesmo já tendo medida protetiva em vigor e depois de ter registrado boletim de ocorrência. A vítima, mãe de três filhos menores de idade, foi direcionada à UPA Macarenko e em seguida transferida ao Hospital Estadual de Sumaré.
Enquanto a mulher recebia atendimento médico, o agressor compareceu à unidade de saúde para tentar visitá-la e acabou detido através da Polícia Municipal. O homem se mantém detido à disposição da Justiça e os filhos foram dirigidos a um abrigo especializado.
Criança presenciou a mãe ser agredida
Ainda na terça-feira (09), uma segunda ocorrência de violência doméstica exigiu nova atuação conjunta. Desta vez, uma criança presenciou a agressão sofrida através da mãe, fato que sensibilizou ainda mais a rede de proteção. Neste caso, além do suporte imediato, a Secretaria da Mulher e Família atuou no acolhimento da vítima e no acompanhamento da criança.
Atuação integrada
O secretário municipal de Segurança e comandante da Polícia Municipal, Jeverson Eclair Soares, ressaltou a necessidade da resposta rápida. “A violência doméstica é um crime que atinge toda a família. A atuação firme da Polícia Municipal, junto com a rede de proteção, garante que os agressores sejam responsabilizados e que as vítimas tenham o apoio necessário. Essa integração é essencial para salvar vidas”, explicou.
A secretária da Mulher e da Família, Fernanda Pusch, ressaltou o papel da rede de apoio e acolhimento. “Não se trata apenas de combater a violência, mas de oferecer suporte humano, jurídico e psicológico às vítimas e seus filhos. É por isso que trabalhamos junto com a OAB Mulher, o Conselho Tutelar e outros parceiros. Nossa prioridade é que nenhuma mulher se sinta sozinha diante da violência”, reforçou.
O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, destacou o comprometimento da gestão com políticas públicas efetivas de proteção. “Combater a violência contra a mulher é prioridade da nossa gestão. Esses casos mostram que, quando o poder público atua de forma integrada, conseguimos dar respostas rápidas e proteger vidas. Vamos seguir investindo em tecnologia, acolhimento e segurança para que nenhuma mulher em Sumaré se sinta desamparada”.
Tecnologia como apoiadora: Botão do Pânico
Sumaré também já conta com o Botão do Pânico através do App ANA, recentemente implantado no município. A ferramenta permite que mulheres com medida protetiva em situação de risco acionem de forma rápida a Polícia Municipal e a Secretaria da Mulher, assegurando atendimento ágil e efetivo.
Ação conjunta resulta em prisões e reforça enfrentamento à violência doméstica em Sumaré
Com informações de Tododia

