Prossegue na próximo sábado (20) e domingo (21) a ação de educação ambienta gratuita “Da fábrica para a sua mesa!”, promovida através da Coca-Cola Femsa Brasil na Praça Anna Macarenko Azenha, no Jardim Macarenko, em Sumaré. Nos dois dias a ação realiza-se das 10h às 17h.
O que é
Trata-se de um circuito itinerante e interativo de 100m² que procura aproximar o povo do processo de retorno e reutilização das garrafas PETs retornáveis.
Primeiro dia
Quem visitou a instalação na manhã desta sexta-feira (19), primeiro dia de atividades no local, foi a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Bondade da cidade, Débora Mikaelle. O Fundo Social é parceiro da Coca-Cola Femsa Brasil na ação.
“É uma proposta muito interessante, ensinando questões de sustentabilidade, a importância de utilizarmos as garrafas retornáveis e promovendo a questão da sustentabilidade. É uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade. A Coca-Cola escolheu duas cidades e Sumaré foi uma das contempladas, o que é motivo de orgulho pra gente. E o Fundo Social tem essa ‘pegada’ da sustentabilidade, estamos até desenvolvendo um projeto com as tampinhas, que vão ser revertidas em dinheiro para conseguirmos desenvolver alguns projetos bem legais para a cidade”, afirmou Débora Mikaelle.
Público aprova a proposta
Ricardo Rêgo, que passeava com a família e desfrutou para conhecer a proposta, também aprovou a iniciativa da Coca-Cola e do Fundo Social de Sumaré.
“Achei bacana, porque nem todo mundo conhece como funciona o processo das garrafas retornáveis. É interessante, porque explica bem como vai para os caminhões, retornam à fábrica, passam pelo processo de fabricação, lavagem das garrafas e voltam para o consumidor. E ele vai vendo como é importante (a reciclagem)”, afirmou o vovô do pequeno Pietro.
Aceitação é geral
De acordo com o promotor de eventos do projeto da Cola-Cola, Anderson Magalhães, a aceitação do público tem sido altamente positiva à proposta.
“O circuito consiste em colocar para sociedade o trajeto da garrafa retornável da Coca-Cola até a fábrica, e da fábrica para o mercado e até a casa da gente. Esse projeto tem uma visão de conscientizar para a questão da sustentabilidade, do planeta, a questão do plástico, da reciclagem, como fazem o processo de limpeza (da garrafa), o carregamento do caminhão, enfim, a pessoa vai conhecer todas as etapas a garrafa até chegar de volta na mesa. A garrafa pode ser usada até 25 vezes”, afirmou o promotor.
Entenda o circuito
O objetivo da iniciativa é conscientizar os que participam sobre a necessidade da sustentabilidade e incentivar a adesão à campanha de retorno das garrafas depois de o consumo.
As embalagens retornam às fábricas da empresa e passam por um rigoroso processo de higienização antes de receberem outra vez o envase do produto.
Durante a experiência, o público conhece todo esse processo de forma lúdica e colaborativa, com cenografia interativa, jogos educativos e vídeos instrutivos. Grupos de até cinco pessoas podem fazer parte do circuito e vivenciar a jornada da garrafa desde o consumo até o reenvase.
Ação de educação ambiental continua sábado e domingo em Sumaré
Com informações de Tododia

