Atento e preocupado com a superlotação em hospitais públicos da área de Campinas, o deputado estadual Dirceu Dalben fica reforçando outra vez junto ao Governo do Estado a necessidade e a urgência da abertura de novos leitos hospitalares na área. O parlamentar é um dos principais defensores da construção de um hospital metropolitano, mas também sugere a contratação de leitos particulares e a utilização do espaço do antigo hospital Madre Theodora, em Sumaré, para atendimento dos pacientes.
“Os hospitais da Região Metropolitana de Campinas que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) frequentemente enfrentam superlotação, as filas vão se avolumando de maneira desordenada e as unidades acabam sem condições de oferecer o suporte adequado e digno que os pacientes merecem. Isso não pode mais acontecer. É desumano com as pessoas que precisam do atendimento médico, é desumano com os profissionais que estão lá nos hospitais, sobrecarregados”, disse Dalben.
Na última semana, o HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) interrompeu momentaneamente o recebimento de pacientes direcionados de outras unidades de saúde, do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Corpo de Bombeiros e CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), devido à superlotação em 500% na emergência.
“Sabemos do esforço do Governo do Estado em melhorar o atendimento em saúde e aumentar leitos em várias regiões paulistas, entretanto, a região de Campinas ainda sofre com a escassez de vagas. Precisamos sair dos discursos, das promessas, e resolver essa questão com urgência, estamos implorando uma providência”, enfatizou o deputado.
Dentre as soluções defendidas por Dalben, fica a construção de um novo complicado hospitalar, em colaboração com a Unicamp, com capacidade para 400 leitos. Para a construção da unidade, a Unicamp já se colocou à disposição para ceder ao Estado uma área de 40 mil metros quadrados, que faz parte da Fazenda Argentina, integrando o futuro hospital ao complicado do Hospital de Clínicas. De acordo com a universidade, os atendimentos de emergência e de média complexidade seriam realizados no novo hospital e a alta complexidade ficaria concentrada no HC.
“Quando falamos de atendimento em saúde, o tempo é primordial. Como a construção de um novo hospital não é uma tarefa simples e rápida, estamos solicitando novamente junto ao governador Tarcísio de Freitas e aos secretários estaduais Eleuses Paiva (Saúde), Arthur Lima (Casa Civil) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais) outras medidas alternativas, mais rápidas. Uma delas é a contratação de leitos em estabelecimentos de saúde privados. A outra é a desapropriação ou a locação do espaço do antigo Hospital Madre Theodora, em Sumaré, para ampliação das vagas na região”, explicou o deputado. O local foi usado como hospital de campanha no momento da pandemia de Covid-19.
“Saúde é prioridade do nosso mandato, mais de 50% das nossas emendas parlamentares são destinadas todos os anos exclusivamente para a Saúde e reafirmo meu compromisso com a população: contem sempre com minha dedicação em busca de uma saúde pública eficiente e humanizada”, finalizou o parlamentar.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado
Deputado Dalben reforça com o Governo do Estado a necessidade de novos leitos hospitalares para a área de Campinas .
Com informações de Auge1
