Estudo, disposição, disciplina, hierarquia e honestidade. Sob esses cinco lemas, a Fope – Força Patriota Estudantil retoma suas atividades, em parceria com a Prefeitura de Sumaré, neste sábado (27/05). As atividades, que vão de treinamento na selva até o estudo de disciplinas tradicionais, são destinadas a pessoas dos seis aos 23 anos.
“Trata-se de um grupo que tem representação em todo território nacional. O objetivo é formar cidadãos, principalmente aqueles que tem objetivo de prestar vestibular em instituições militares”, afirmar o comandante da 3ª Companhia da Fope, Thiago Bejas Lopes Vitor de Oliveira, responsável por Sumaré. Segundo ele, além das atividades, o grupo conta com uma plataforma na qual os participantes fazem provas teóricas e, posteriormente, são avaliados.
Na plataforma, cada aluno é acompanhado e cobrado caso não realize as atividades determinadas. “A Fope é exigente em relação às atividades teóricas. Caso o aluno participe apenas das atividades aventureiras e deixe de estudar será reprovado”, explica Bejas. De acordo com ele, em caso de bom desempenho, o aluno vai subindo na hierarquia do Fope.
Bejas explica que o grupo é apolítico e apartidário. “É bom deixar essa questão bem clara porque nosso único objetivo é formar cidadãos estudiosos”, diz ele.
O encontro acontece neste sábado (27/05), às 14h, na Praça Maurício Fuji (em frente à Faculdade Anhanguera) no Jardim Primavera.
Para o Aluno:
– Compareça com tênis, camiseta de cor escura (preferência preta) e calça/bermuda de cor escura (preferência preta). Pode ter listas ou estampa.
– Trazer documento do aluno.
– Alunos menores de idade devem comparecer acompanhado do responsável.
– Caso tenha irmãos com idade entre 6 e 18 anos, também terão direito de participar e se inscrever.
– Alimente-se antes de sair de casa.
– Trazer lanche para comer no intervalo e uma garrafinha de água