Profissionais da rede municipal de educação de Sumaré concluíram na última sexta-feira (26/05) um curso de formação sobre primeiros socorros com base na Lei Municipal 13.722/18, a chamada “Lei Lucas”.
O município já contava com o treinamento, antes conhecido como “Samuzinho”. A lei complementa a preparação de funcionários de escolas públicas, privadas e espaços de recreação infantil conveniadas com o Proeb (Programa de Educação Básica) para noções básicas de atendimento de primeiros socorros.
“É muito importante que nossos profissionais recebam esta capacitação de primeiros socorros, pois em caso de emergência estarão aptos para prestarem o primeiro atendimento, de forma correta com as noções básicas aprendidas até a chegada de um especialista”, afirma o secretário de Educação, José Ribeiro Marin.
A formação aconteceu entre os dias 11 e 26 nas escolas EM Anália de Oliveira Nascimento, EM Nilza Tomazini, EM José de Anchieta, EM Neusa de Souza Campos, EMEF Antonieta Cia Viel, EM Profª Flora Ferreira Gomes e na EM Dr. Leandro Franceschini.
As unidades foram agrupadas por polo de proximidade. Todos os participantes deverão levar no dia do treinamento uma boneca ou uma garrafa pet (decorada como uma boneca).
Lei Lucas
A lei foi elaborada e sancionada em outubro de 2018, depois do acidente que ocasionou o óbito do pequeno Lucas Begalli, de apenas 10 anos. Ele perdeu a vida em um passeio escolar. Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche, sofrendo asfixia mecânica.
A formação conta com o apoio de profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.