A Prefeitura Municipal de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na sexta-feira anterior (3) o primeiro Serviço de Casa Terapêutica (SRT) da cidade. A iniciativa pretende oferecer acolhimento, cuidado contínuo e reintegração social a pessoas com transtornos mentais graves que permaneceram em longas internações hospitalares.
A casa, localizada em um bairro de fácil acesso, é de Porte II, com capacidade para 10 moradores, e foi estruturada de forma acolhedora e adaptada, preservando um ambiente seguro e humanizado.
O que é disponibilizado
O espaço conta com quartos individuais e coletivos, regiões de convivência, cozinha, lavanderia e acompanhamento integral de uma equipe multiprofissional composta por cuidadores, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
De acordo com a legislação da desinstitucionalização, o SRT é destinado a pacientes que foram abandonados em hospitais psiquiátricos e que não possuem vínculos familiares. Em Sumaré, os moradores chegam depois de décadas de internação, um deles esteve hospitalizado por 54 anos, enquanto o paciente mais recente soma 18 anos de internação.
Agora, com o novo modelo de cuidado, o tempo máximo permitido em internações é de 3 a 6 meses, reforçando o comprometimento da Reforma Psiquiátrica com o respeito aos direitos humanos.
Integrada à Rede de Atenção Psicossocial
A casa terapêutica funcionará de forma integrada à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), incluindo o CAPS Adulto Orquídea, a Unidade de Saúde da Família (USF) Vasconcelos e outros serviços de saúde, favorecendo a reinserção comunitária dos moradores.
“Não se trata apenas de uma casa, mas de um espaço de vida, de reconstrução de vínculos e de cuidado contínuo. A residência coloca o usuário no centro do cuidado”, destacou o secretário de Saúde Rafael Virginelli.
Com a inauguração, o Estado de São Paulo contará com unicamente três pacientes indicados para instalação imediata em Residências Terapêuticas. A iniciativa é uma conquista não unicamente para o município, mas para toda a luta antimanicomial, consolidando Sumaré como referência em políticas de saúde mental que priorizam a dignidade e a autonomia dos usuários.
Sumaré inaugura primeira casa terapêutica com capacidade para 10 moradores
Com informações de Tododia

