A inauguração oficial do Programa Desporto Escolar da Rede Municipal de Ensino agrupou em torno de 400 alunos no sábado (28), no Centro Esportivo Vereador José Pereira, em Sumaré. A solenidade contou com a presença de professores, pais, autoridades municipais e representantes de entidades esportivas, agendando o começo das atividades previstas para 2026.
A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Esportes e será desenvolvida nas escolas públicas e ginásios da cidade, através de circuitos, festivais, jogos escolares, olimpíadas e competições formativas. A proposta também inclui a planejamento de escolinhas de esportes e formação de equipes, permitindo a participação da cidade em competições de nível estadual e federal.
As modalidades contempladas são voleibol, basquetebol, futsal, handebol, atletismo, ginástica artística e rítmica, natação, xadrez, judô, caratê, taekwondo, além de atividades ao ar livre, como escalada, ciclismo e corrida. Outros esportes conseguirão ser incorporados conforme a demanda.
Cerimônia marcou começo oficial das atividades
Um dos momentos da solenidade foi a volta dos jogos olímpicos realizada por estudantes e esportistas medalhistas da cidade, que percorreram a quadra representando suas unidades escolares e modalidades. Na sequência, houve o acendimento da pira dos jogos olímpicos, simbolizando o começo do Desporto Escolar 2026.
A gestão municipal informou que a proposta tem como base regulamentação publicada em 2025, que estruturou o Desporto Escolar dentro da Rede Municipal, alinhando as práticas esportivas às diretrizes pedagógicas e à legislação educacional. O objetivo é integrar o esporte ao desenvolvimento dos estudantes e ampliar as oportunidades de participação e formação.
Amistoso e presença de autoridades
A programação incluiu amistosos de futsal feminino e masculino entre a EM (Escola Municipal) Professora Nilza Thomazini e a EE (Escola Estadual) Wadih Jorge Maluf, simbolizando a integração entre as redes de ensino.
Participaram do acontecimento o dirigente regional de Ensino de Sumaré, Paulo Pereira da Silva; o conselheiro e representante da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo, Cássio Fonseca; e o tricampeão mundial de Jiu-Jitsu, Fernando Tressino. Também permaneceram presentes o sensei José Carlos Prudêncio Junior, o mestre Fábio Pires, de taekwondo, o mestre de capoeira Paulo César da Conceição, o professor de xadrez André Janzon e o piloto de kart Enzo Pupo.
Durante a cerimônia, o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) afirmou que a inauguração representa avanço na política pública educacional da cidade e destacou a necessidade do esporte na formação de crianças e adolescentes.
O secretário municipal de Educação, Lucas Gomes, declarou: “Com o Desporto Escolar, garantimos organização, planejamento e continuidade. Estamos ampliando o acesso às modalidades, estruturando competições e promovendo atividades formativas ao longo de todo o ano letivo, sempre articuladas com o trabalho pedagógico das escolas”.
Ele também ressaltou a parceria com a Secretaria de Esportes. “Esse é um trabalho conjunto. A colaboração com a Secretaria de Esportes foi fundamental para que pudéssemos realizar esse lançamento e consolidar o Desporto Escolar como uma política pública permanente no município”, completou.
Sumaré lança Programa Desporto Escolar 2026 em cerimônia com escolas e esportistas
Com informações de Tododia

