A Prefeitura Municipal de Sumaré, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza no próximo sábado (10/06), o 1º Encontro de Trancistas de Sumaré. O evento, voltado para a cultura negra que busca trazer empoderamento por meio do penteado, será na Praça da República, em frente à Igreja Católica Matriz, a partir das 10h. A entrada é gratuita.
O Encontro contará com a participação de 21 trancistas, que realizaram durante o período, penteados nas visitantes. O evento também contará com feira de artesanato, praça de alimentação, maquiagens, apresentações musicais com as cantoras Cássia Cora e Fernanda Nagao e o grupo de pagode Luanda. Na dança, terão apresentações de break dance com o b-boy Shibata e convidados, além de atividade para o público infantil com Patati Patatá Cover.
O evento terá ainda atendimento jurídico de advogadas da Comissão de Igualdade Racial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção de Sumaré e a participação da palestrante Marcela Reis, da CUFA (Central Única das Favelas de Campinas), abordando o tema “Empoderamento Feminino”.
Trança e Cultura
As tranças fazem parte de uma cultura antiga e representativa com ancestralidade utilizadas como ferramenta para sobrevivência no período de escravidão – usada como forma de mostrar o caminho até os quilombos, incluindo junto aos fios, sementes usadas no plantio nesses quilombos.
Sendo símbolo da resistência negra, o penteado se popularizou e até os dias de hoje, sendo símbolo de empoderamento e força de homens e mulheres negras do Brasil e do mundo.
Em diversos estilos, cores e tamanhos, os interessados em incluir o penteado no seu cabelo, tem um catálogo de diversas opções de tranças. Entre eles, estão: tranças nagôs, tranças twist, tranças embutidas, box braids, Fulani braids, Gypsy braids, afro bantu e muitos outros.
Sumaré promove 1º Encontro de Trancistas na Praça da República